Estilos de aprendizagem e o seu impacto no aprendizado de idiomas

By | Recursos recomendados

 

Para aprender outro idioma é preciso aprender um pouco sobre nós mesmos. Na realidade, você precisar saber como você aprende melhor. Para mim, eu aprendo melhor quando eu faço algum exercício escrito.  Algumas pessoas precisam de materiais visuais. Outras precisam de exercícios auditivos. Isto se chama “Estilo de Aprendizagem”.

 

Muitas pessoas têm dificuldades em aprender outras línguas ou se sentem incapazes justamente por não saberem desses detalhes. Assim, elas acabam desmotivando e desistindo. Acreditamos que todos podem aprender um outro idioma, só é necessário usar as ferramentas certas.

POR QUE SABER SEU ESTILO DE APRENDIZAGEM?

 

Identificar seu estilo de aprendizagem vai te ajudar a maximizar seu estudo e aproveitamento. Você conseguirá aprender mais rápido, perdendo menos tempo com atividades que não tem tanto efeito. Isso gerará um filtro que te ajudará a escolher recursos que são bons e descartar o que não está funcionando, mesmo que aquele recurso tenha sido recomendado por alguém com boas intenções.

A ORIGEM

Estes estilos são o resultado de uma pesquisa feita por psicólogos. O objetivo era classificar as maneiras mais comuns que as pessoas aprendiam. Eles resumiram estas maneiras em três grandes estilos: visual, auditivo e sinestésico. Apesar de haver apenas três, é muito comum apresentarmos mais de um estilo.

 

VISUAL

Um estudo de neuroimagem sugere que pessoas visuais tendem a transformar as palavras em imagens em seu cérebro. Elas precisam de auxílios visuais para entender novas informações e até mesmo acessar informações que já estão no cérebro. Por exemplo: alunos visuais aprendem vocabulário muito melhor com fotos ou imagens do que somente a palavra escrita. E quando ela vir aquela figura novamente, será como ligar uma luz no cérebro dela. Ela se lembrará da palavra mais rapidamente.

 

Atividades: vídeos, fotos, desenhos, gráficos, tabelas, símbolos, diagramas, apresentações em power point, flashcards

 

AUDITIVO

Alunos auditivos se beneficiam muito mais de atividades que usem a fala e a audição. A repetição é uma boa técnica de aprendizado. Quando quiser aprender algo novo, fale isso em voz alta para que você mesmo possa ouvir. Pessoas auditivas às vezes precisam falar com elas mesmas para resolver algum problema. Então, se você é auditivo e está com dificuldade em alguma gramática ou estrutura, tente explicá-la pra você mesmo.

 

Atividades: discussões, músicas, vídeos, aulas explicativas, podcasts, contar histórias,

 

SINESTÉSICO

Este tipo de aluno gosta de colocar a mão na massa. Atividades práticas são ótimas pedidas. Embora gostem de tomar notas, se as aulas teóricas forem muito longas, eles não conseguem ficar muito tempo parados e tem um curto período de atenção. Não tem como fugir da teoria, especialmente com idiomas, então a melhor forma de estudar é fazer 10 ou 15 minutos de teoria e depois 5 minutos de prática, por exemplo.

 

Atividades: escrever, manipular objetos, gestos, movimentos, dança, experimentos, encenações,

COMO IDENTIFICAR MEU ESTILO?

 

É bem provável que ao ler as descrições acima, você já tenha se lembrado de situações em que você apresentou um ou outro (ou todos). Mas se ainda restam dúvidas, há alguns testes online que você pode fazer para ajudá-lo a identificar seu estilo de aprendizagem também.

 

Outra coisa importante para levar em consideração é que seu estilo de aprendizagem talvez não seja sua preferência. Por exemplo, talvez você seja sinestésico e goste de colocar a mão na massa, mas ao mesmo tempo é tímido e trabalhos em grupo te deixam desconfortável. Você não conseguirá aproveitar bem aquela atividade, pois estará mais preocupado ou tenso com a sua timidez. Para aprender, você precisa estar relaxado e a vontade.

 

Então, use as informações que você leu aqui, descubra seu estilo de aprendizagem e use isso como um filtro para te ajudar a chegar ao seu objetivo mais rápido, seja ele viajar, conseguir aquela promoção, morar no exterior ou fazer um intercâmbio.

 

Veja também:

 

 

Gostou deste post? Então compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Assine nossa lista VIP
SIM, VOCÊ PODE ATINGIR A FLUÊNCIA NO IDIOMA!

ASSINE JÁ!
Sua informação não vai ser compartilhada
close-link

Assine nossa lista VIP

Não perca nossas dicas exclusivas para atingir fluência!
ASSINE
close-link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial