Encontre o método que funciona melhor para você

By | Recursos recomendados

 

Se você veio procurando um método milagroso para aprender inglês ou outra língua, pode fechar a página que aqui não vai encontrar. Mas você não vai encontrar em lugar nenhum. Não existe “método milagroso” pra nada, gente. Tudo na vida a gente se adquire com esforço. Agora, se você quer umas dicas legais para tornar seu estudo mais leve e prazeroso, você veio ao lugar certo.

 

INPUT x OUTPUT NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS

Ao aprender outro idioma, você precisar buscar o balanço entre inputs, que são entradas (leitura e audição) e outputs, as saídas (fala e escrita). Se seu curso é focado mais em um do que o outro, fale com seu coordenador ou busque saber mais. Essas quatro habilidades são como músculos, se você não exercitar um deles, ele ficará fraco. É importantíssimo ter um bom balanço entre eles até porque se você aprende melhor escrevendo e seu curso é focado mais na fala, isso não vai te ajudar tanto, não é?

 

Um bom método busca atingir, de uma maneira ou outra, essas quatro habilidades básicas. Busque misturar atividades de input e output e veja o que funciona melhor com você. O autoconhecimento é muito importante, pois ninguém te conhece melhor do que você mesmo.

 

SAIA DA ZONA DE CONFORTO

 

Um bom amigo sempre dizia: “Não há crescimento na zona de conforto e não há conforto na zona de crescimento”. O mesmo se aplica aos estudos de idiomas. Você não vai aprender se ficar dentro da sua concha. Coloque-se em situações nas quais você tenha que praticar o que já aprendeu. Você irá se surpreender.

ESTUDO DE GRAMÁTICA

 

“Será que saber a gramática realmente é necessário? Mas eu não quero ser professor!”. Se você já pensou isso, bem vindo ao clube. Você não está sozinho. Não, estudar gramática não é obrigatório. Mas também nunca matou ninguém. De novo, vamos falar de equilíbrio. Se você sente que não está avançando no idioma ou que algumas estruturas parecerem um pouco complicadas, um pouco de gramática pode ser positivo para desbloquear o próximo nível de aprendizado e dar aquele empurrãozinho que faltava.

 

VARIEDADE É A CHAVE

 

Use e abuse de todos os materiais e recursos que você encontrar. Mesmo que eles pareçam avançados demais para você no momento, guarde-os. Daqui um tempo você voltará para dar uma olhada neles e verá o quanto você progrediu. Você pode variar métodos e metodologias de aprendizado à medida que for progredindo. Não tenha medo de experimentar coisas novas.

 

Procure na internet. Peça conselhos ou recomendações. Explore. Sempre haverá algo novo que você ainda não tentou. Baixe aplicativos. Leia livros. Compre CDs. Assista vlogs. Ouça podcasts. Há uma imensidão de materiais que irão te ajudar.

 

DIVIRTA-SE

 

Acredite em mim. Se você não está se divertindo ao aprender outro idioma, há alguma coisa errada. Aprender deve ser algo prazeroso, excitante, empolgante. Não pode haver aprendizado no tédio. O tédio mata a curiosidade e a motivação.

 

Alimente sua motivação. Busque atividades que você gosta. Pode ser qualquer coisa: jogos, músicas, seriados, filmes, artes. Se você gosta mais de finanças ou a bolsa de valores, de BMX ou F1, busque textos, vídeos e áudios sobre essas coisas. Use a tecnologia a seu favor. E por favor, divirta-se!

 

CURTA O CAMINHO

 

Você não vai aprender tudo da noite para o dia. Aprender uma nova língua é o resultado de anos de estudo e busca. Se você aplicar as dicas que estamos te dando aqui, apesar do caminho ser longo, ele será prazeroso, agradável e o tempo passará rápido. Quanto mais você se preocupa e se estressa em aprender, mais bloqueio você gera. Então, relaxa. Aproveita o passeio descobrindo o maravilhoso mundo dos idiomas e quando você se der conta, você já vai estar se comunicando fluentemente!

Veja também:

 

Gostou deste post? Então compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Assine nossa lista VIP
SIM, VOCÊ PODE ATINGIR A FLUÊNCIA NO IDIOMA!

ASSINE JÁ!
Sua informação não vai ser compartilhada
close-link

Assine nossa lista VIP

Não perca nossas dicas exclusivas para atingir fluência!
ASSINE
close-link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial