O método natural no aprendizado de idiomas

By | Motivação

 

Pare um pouco e pense: como você aprendeu a falar sua língua materna?

 

Independentemente de ser um nativo da língua portuguesa, inglesa, ou alemã, o aprendizado da língua mãe veio através da exposição diária ao idioma, estímulos à repetição de palavras pequenas de acordo com a sua capacidade e a formulação de pequenas frases à medida que você ia crescendo.

 

Agora, imagine aprender outro idioma da mesma forma? É isso que o método natural busca. Ao emitir mensagens claras e inteiramente no idioma que está sendo aprendido (independentemente da compreensão total dos alunos), o método natural busca uma abordagem mais leve e sem tanta pressão, regras ou exigências. Exatamente da maneira que nós aprendemos a falar nossa primeira língua.

 

ENTRADAS E SAÍDAS

 

Todo material com o qual o aluno entra em contato (jogos, filmes, seriados, livros, músicas, aula) referente ao idioma estudado, se chama entrada. Toda habilidade que o aluno conseguir produzir (leitura, fala, audição, escrita) naquele idioma, se chama saída.

 

Os autores deste método defendem que quanto mais os alunos são expostos ao idioma de maneira clara e compreensível, mais vontade própria eles terão de se comunicar naquele idioma. Será algo natural. O estudante passará de respostas simples de sim e não, a respostas curtas, até chegar a respostas mais complexas por ele próprio. Isso porque ele se sentirá mais confiante para falar.

 

Imagine um funil. Se você colocar uma gota de água para escorrer dentro do funil é possível que ela nem chegue à parte de baixo. O mesmo vai acontecer com duas, três ou quatro gotas isoladas. Agora, se você coloca quatro gotas juntas, elas já têm mais força para chegar até a saída. As gotas são as mensagens claras e compreensíveis do método natural, elas são as entradas. A saída do funil é nossa capacidade de falar o idioma desejado. Agora, imagine uma torneira aberta sobre esse funil. A água corre sem parar.

 

Quanto mais exposto você estiver ao idioma, mais fácil será para apreendê-lo.

 

AS 5 HIPÓTESES DE KRASHEN

 

Stephen Krashen, linguista norte-americano, fez cinco afirmações na qual sua pesquisa se baseia. São elas:

  1. Aquisição versus Aprendizado: Aquisição é o processo natural e inconsciente no qual aprendemos um idioma. O processo pelo qual um bebê aprende suas primeiras palavras. Aprendizado é o processo consciente.
  2. Monitor: O conhecimento consciente só pode ser usado como monitor que nos ajuda a editar ou arrumar as coisas que falamos (saídas). Há três condições para usarmos o conhecimento consciente desta forma: tempo (não ficar pensando demais no que ou como quer dizer), conhecer as regras, e foco na forma correta de se dizer.
  3. Entradas: Idiomas são aprendidos à medida que os estudantes são expostos a materiais entrada de um nível um pouco mais alto do que eles já têm no momento.
  4. Ordem Natural: Com relação à gramática, ela segue uma ordem natural. Para Krashen, algumas regras naturalmente vêm antes ou devem ficar para depois. Mas ele não encoraja os alunos a aprofundar-se em estudos de gramática. Este não deve ser o foco.
  5. Filtro Afetivo: Os alunos precisam estar abertos, relaxados e soltos para aprender outro idioma. Alunos nervosos, estressados ou ansiosos têm mais dificuldade, pois eles criam um bloqueio.

 

“Os melhores métodos são aqueles que proveem entrada compreensível em situações de baixa ansiedade, com mensagens que os alunos realmente querem escutar. “ – Stephen Krasher

 

Você também consegue aplicar este método na sua vida. Tudo que você precisa é:

  1. Entrada compreensível – tenha contato diário com o idioma que está estudando
  2. Situações de baixa ansiedade – crie um ambiente sem pressão, nervosismo ou timidez.
  3. Mensagens que sejam importantes e/ou interessantes – faça um programa ou converse com seu professor sobre o que seria importante e/ou que interessa para você aprender e incorpore isso nos seus estudos.

 

Veja também:

 

Gostou deste post? Então compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Assine nossa lista VIP
SIM, VOCÊ PODE ATINGIR A FLUÊNCIA NO IDIOMA!

ASSINE JÁ!
Sua informação não vai ser compartilhada
close-link

Assine nossa lista VIP

Não perca nossas dicas exclusivas para atingir fluência!
ASSINE
close-link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial