Revisão do Método Assimil: Como Aprender Idiomas Sozinho Rapidamente

By | Recursos recomendados

Método Assimil

Neste post farei uma revisão do método Assimil. Embora no Brasil não seja um método muito conhecido, estes cursos são bastante populares na Europa e são os favoritos de inúmeras pessoas com experiência no aprendizado de línguas, dentre eles:

  • Luca Lampariello: o poliglota famoso da internet que já aprendeu mais de 12 idiomas, usou o método para aprender alguns deles;
  • Alexander Arguelles: considerado um hiper-poliglota, fala mais de 36 idiomas e é o maior entusiasta do método;
  • Gabriel Wyner: famoso cantor de ópera que devido a carreira internacional o levou a aprender vários métodos de aprendizagem e recomenda os livros do Assimil

A metodologia dos cursos é baseada principalmente na leitura e escuta de conteúdos, proporcionando uma abordagem de aprendizado orgânica da gramática. Deste modo, funciona bem com o processo de estudo que apresentamos no post sobre a super técnica.

curso assimil

O que é o Método Assimil?

A Assimil foi fundada por Alphonse Cherél em 1929, é uma empresa francesa que produz cursos de idiomas. O primeiro curso criado foi para falantes da língua francesa aprenderem a língua inglesa, conhecido como “Anglais Sans Peine” (Inglês sem Custo).

Atualmente, os cursos foram expandidos para uma ampla variedade de línguas. A série “Sem Custo” continua sendo o carro chefe e a mais popular, mas existem outras séries que focam em aprimoramento, linguagem dos negócios, guias de conversação, gírias e dialetos, etc.

Ainda que a maior parte dos cursos tenha sido desenvolvida para falantes do francês, há também versões para falantes de várias outras línguas. Para quem fala português, pesquisando o site oficial, encontrei 5 cursos disponíveis na série “sem custo”: inglês americano, espanhol, francês, alemão e italiano.

 

Como funciona o método Assimil?

Como o nome do método Assimil indica, sua abordagem de assimilação é intuitiva. O método busca aplicar alguns princípios de aprendizagem semelhantes à forma com que aprendemos nossa língua materna, adaptadas à inteligência de um adolescente ou adulto.

Com o método, os alunos aprendem sobre gramática e vocabulário por meio de um aprendizado orgânico, apresentando sentenças completas em áudio e texto, sempre dentro de um contexto.

O método se inicia com uma fase passiva de bastante leitura e escuta, eventualmente adicionando exercícios mais ativos.

Cada curso de línguas Assimil da série “sem custo” contém em torno de 100 lições. A maior parte das lições consiste em conteúdos de áudio e texto. Algumas lições contêm uma revisão de pontos de gramática, expressões e vocabulário.

As primeiras lições geralmente contêm diálogos ou pequenas histórias simples, que evoluem de forma progressiva ao longo do curso tornando-se mais longos e complexos.

O conjunto de lições de um curso Assimil oferece uma quantidade de conteúdo amplo, que aborda uma variedade de temas e aspectos da língua. O curso também é rico em aspectos culturais, proporcionando uma imersão na cultura do país em que a língua é falada.

Cada lição do curso Assimil contém o conteúdo integralmente na língua de destino, que está sendo aprendida, simultaneamente ela fornece a tradução completa da lição na língua base do livro.

Se a versão usada for a versão em português do curso para aprender inglês, cada lição vai estar integralmente em inglês, e o texto da tradução em português vai estar na página ao lado.

Desta forma, é possível aprender novas palavras com cada lição. Ao todo cada curso ensina um vocabulário de 2000 a 3000 palavras na língua destino.

 

Exemplo de lição extraída do curso O Novo Alemão sem Custo

 

Buscando a assimilação do idioma, cada curso se organiza em duas etapas principais:

 

  • A Fase Passiva. Nesta fase busca-se a familiarização com a língua, vivenciando uma primeira imersão. A recomendação é a de se dedicar de 20 a 30 minutos por dia. O aluno escuta, lê e compreende graças à tradução, repete as lições várias vezes se for necessário. Aos poucos o aluno começa a ler os conteúdos em voz alta, procurando imitar a pronúncia do áudio com a ajuda das transcrições fonéticas. Desta forma o aluno começa pouco a pouco a assimilar o novo idioma.

 

  • A Fase Ativa. Próximo à lição 50 inicia-se a fase ativa do curso, quando o aluno já desenvolveu um conhecimento inicial. Esta fase se desenvolve em paralelo com a continuação da imersão passiva. Através de exercícios, o aluno é encorajado a completar e a formular frases na língua alvo. O objetivo ao final desta fase é que ele tenha um vocabulário de 2000 palavras ou mais, o que é suficiente segundo o método para atingir um nível de conversação na língua.

 

 

Os prós e contras do método Assimil

Prós:

  • É indiscutível a eficiência do método em utilizar a capacidade intuitiva cerebral para assimilação dos conceitos gramaticais;
  • O fato das explicações gramaticais, em breves comentários ao final do texto, torna o aprendizado gramatical menos cansativo;
  • Os textos são elaborados de forma cuidadosa visando introduzir passo-a-passo mais progressivamente a gramática e o vocabulário;
  • Os diálogos do texto são pautados em situações do cotidiano, que facilitam muito o processo de aprendizagem, para a memorização de palavras, frases e expressões idiomáticas;
  • Os áudios são gravados por atores profissionais nativos do idioma alvo e são de alta qualidade;
  • O aspecto do bom-humor dos desenhos e de vários textos torna o aprendizado mais descontraído;
  • A tradução sentença-a-sentença auxilia e cria aproximação com a língua estudada.
  • O conteúdo entregue é equivalente a alguns anos de cursinho;

 

Contras:

  • Para falantes da língua portuguesa existem apenas 5 cursos para outros idiomas (inglês, espanhol, francês, alemão e italiano), para falantes da língua inglesa e francesa existe uma vasta quantidade de cursos de outros idiomas;
  • O português utilizado na maior parte dos casos é o de Portugal, o que dificulta um pouco o aprendizado imediato;
  • É desafiador encontrar os livros em livrarias, necessitando a busca na internet e nem sempre sendo encontrados com facilidade;
  • Para muitos o preço é considerado caro, tendo em vista tantos recursos disponíveis na internet hoje;
  • O método é baseado muito na autodisciplina do aluno;
  • A promessa do curso é a de levar o aluno até o nível B2 da tabela de Fluência CEFR, mas a realidade condizente está mais para o B1.

 

Minhas conclusões e recomendações sobre o método Assimil

O método surpreende na preparação para a leitura e compreensão auditiva, faz uso do ensino de bom vocabulário, insere e prepara o aluno nas mais diversas situações cotidianas. Ele também propicia uma imersão na cultura do país onde a língua é falada.

Apesar de afirmar que leva o aluno ao nível B2, a grande maioria dos alunos afirma que o vocabulário ensinado é suficiente apenas para a aprovação no B1. O próprio curso afirma ensinar um vocabulário de 2000 a 3000 palavras, o que na minha visão realmente equivale ao nível B1. Para atingirmos o nível B2 precisamos de um vocabulário mais extenso.

Como o segredo de aprender um novo idioma é estudar um pouco a cada dia, o método Assimil traça um excelente caminho para este aprendizado. Este método funciona bem com outras recomendações que fiz, como por exemplo a supertécnica. Os materiais em áudio do curso também podem ser adquiridos em formato mp3, o que facilita a sua utilização em dispositivos móveis. A dica é aproveitar diferentes momentos ao longo do dia para escutar as lições.

Em relação ao custo, é uma opção pessoal de cada estudante. Hoje em dia realmente há uma variedade de materiais no formato áudio e texto disponíveis na Internet. Vale a pena pesquisar um pouco e comparar.

Por outro lado, se compararmos o custo do método Assimil com aulas em escola de idiomas, podemos considerá-lo barato. Contém uma grande quantidade de conteúdo de qualidade, bem estruturado, equivalente a anos de estudo em cursos convencionais. Na minha visão vale a pena investir em bons materiais.

Outro ponto é que embora seja possível aprender uma língua do zero utilizando somente o método Assimil, na prática muitos estudantes acham isto difícil. Nem todo mundo tem a auto-disciplina, a motivação e a experiência dos poliglotas “hardcore”. Neste sentido, recomendo utilizá-lo em conjunto com outros recursos e atividades.

Você pode por exemplo alternar a prática do método com aulas de idiomas mais convencionais. Ou você pode utilizá-lo para ter uma primeira familiarização com o idioma, retornando mais tarde no seu aprendizado para completá-lo. Eu o considero particularmente útil para superar a barreira do nível intermediário.

 

Onde comprar os cursos do método Assimil no Brasil

A maneira mais fácil de comprar os cursos Assimil no Brasil é via Internet. Abaixo listo alguns links para sites de livrarias conhecidas onde estes podem ser adquiridos. Eu recomendo sempre comprar o “super pack”, que vem com o livro e os materiais de áudio.

Assimil Inglês Americano

 

Comprar Assimil Inglês Americano – Superpack

 

 

Aprenda Espanhol com Assimil

 

Comprar Assimil Espanhol – Superpack

 

 

Aprenda Francês com Assimil

 

Comprar O Novo Francês Sem Custo – Assimil

 

 

Assimil Aprenda Alemão

 

Comprar Assimil – Alemão –  Superpack

 

 

Aprenda Italiano com Assimil

 

Comprar Assimil Italiano – Superpack

 

Veja também:

 

 

 

Gostou deste post? Então compartilhe!

Comments are closed.

Assine nossa lista VIP
SIM, VOCÊ PODE ATINGIR A FLUÊNCIA NO IDIOMA!

ASSINE JÁ!
Sua informação não vai ser compartilhada
close-link

Assine nossa lista VIP

Não perca nossas dicas exclusivas para atingir fluência!
ASSINE
close-link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial