A super técnica que vai fazer toda a diferença para você atingir a fluência no idioma

Você já vem estudando uma língua estrangeira como o inglês, o francês, o espanhol ou o alemão faz algum tempo, e atingiu um nível intermediário. Algo como o nível A2 ou B1 no CEFR. Mas, a partir daí, parece que você estuda e estuda, e não vê progresso. Você faz aulas, estuda gramática e decora a conjugação dos verbos. Você consegue formar e entender algumas frases básicas. Mas parece que você simplesmente não consegue passar disto. Você sabe do que eu estou falando? A boa notícia é que este problema tem solução. Neste artigo vamos apresentar uma técnica que, apesar de simples, é extremamente eficaz para superar a barreira do nível intermediário no idioma. Ela vai fazer toda a diferença para você atingir a fluência.

O melhor de tudo é que vamos ensinar para você uma técnica que é simples, mas bastante poderosa. Você mesmo pode aplicá-la. Necessita apenas de bons materiais de um certo tipo, que hoje em dia são abundantes na internet. E muitos destes materiais são gratuitos.  Mas antes de entrarmos na técnica em si, vamos explicar alguns conceitos que são importantes para que você entenda por que ela funciona.

  • Método natural – esta técnica permite a você despertar a sua capacidade natural de aprender idiomas. Ela permite que você gradualmente assimile a língua, ao invés de tentar aprendê-la como se fosse um tema de escola. E a partir disto as suas capacidades de compreensão e de comunicação se desenvolvem naturalmente. Então, por exemplo, você pode tentar decorar todos os diferentes tempos e conjugações verbais que existem em um idioma. Isto pode até ajudar um pouco, mas tem um resultado limitado. Já através da técnica que nós vamos apresentar, é possível assimilar e gradualmente aprender as diferentes conjugações, de forma automática. Isto ocorre pela exposição constante à língua. Quando você se dá conta, você simplesmente sabe qual é a conjugação correta. É parecido com o processo de aprendizado de nossa língua materna. Você precisa pensar para saber qual a conjugação correta em português, pelo menos na maior parte dos casos? Imagino que não.
  • Conteúdo interessante – a técnica que nós vamos lhe ensinar permite que você trabalhe com materiais e conteúdos que você considera interessantes. Ao invés de focar demais na gramática, você busca aumentar o seu tempo de exposição à língua naturalmente, consumindo conteúdo. Assim, você se mantém muito mais motivado. E conforme você vai melhorando o seu nível de conhecimento no idioma, maior vai ficando a sua capacidade de compreender conteúdos que são cada vez mais interessantes para você.
  • Treine o seu ouvido para a língua – usando esta técnica você vai trabalhar com materiais variados gravados por falantes nativos. Assim você vai aos poucos desenvolver a sua capacidade de compreensão do idioma na forma como ele é falado. Ou seja, você vai treinando o seu “ouvido”. Isto ocorre de forma gradual e natural. Quando você percebe, você simplesmente compreende. Além disso, ao utilizar uma variedade de conteúdos o seu ouvido vai se treinando para entender as diferentes formas como a língua é falada, como os diferentes sotaques, as expressões usadas na língua falada, ou a forma um pouco mais formal da língua que é utilizada nos meios de comunicação.
  • Melhore a sua pronúncia – Ao estudar com materiais gravados por falantes nativos da língua e desenvolver o seu ouvido, você também vai melhorar a sua pronúncia. Você vai aos poucos aprendendo a repetir aquilo que você escuta. Além disso, com a técnica que nós vamos lhe ensinar você pode fazer exercícios específicos para melhorar a sua fala.
  • Evolua gradualmente e obtenha o máximo de rendimento – Esta técnica permite que você selecione materiais que são adequados ao seu nível de habilidade com a língua e que você evolua gradualmente a partir daí. O ideal é que você trabalhe com materiais um pouco mais avançados do que o seu nível atual, mas que não sejam difíceis demais. Desta forma você vai se sentir positivamente desafiado, e vai manter o seu estudo em um nível máximo de rendimento.
  • Desenvolva o seu vocabulário, dentro de um contexto – Para atingir um nível de fluência em um idioma é necessário conhecer um grande número de palavras. Por isso às vezes estudamos a língua durante anos, mas parece que nunca conseguimos superar o nível intermediário. Uma das principais causas é não termos um vocabulário suficientemente desenvolvido. A quantidade de palavras que precisamos aprender é geralmente muito maior do que o que é exercitado nos cursos convencionais. Através da técnica que ensinamos neste artigo, você vai gradualmente aprimorar o seu vocabulário. Você vai ao longo de algum tempo desenvolver um vocabulário enorme, até atingir um nível que permita compreender e se comunicar de forma fluente. Além disso, você vai aprender o vocabulário dentro de um contexto. Você vai aprender as palavras na forma com que são utilizadas na língua, e não somente decorando-as. Isto vai acontecer de forma gradual e natural, até que o vocabulário da língua se torne algo assimilado por você.

Você está pronto para aprender uma fórmula simples, mas que ao mesmo tempo é a técnica número 1 para assimilação de uma língua estrangeira?

A Técnica Áudio + Texto

É isto mesmo, este é o nome que damos a esta técnica que embora seja simples e fácil de aplicar, é extremamente poderosa. É a técnica áudio + texto. Ou seja, você trabalha com conteúdos nos quais você tem um áudio para escutar, e um texto para ler. No texto você tem uma transcrição do que é falado no áudio. A seguir vamos explorar em maiores detalhes como você pode aplicar esta técnica para turbinar o seu aprendizado.

Esta é uma técnica para auto aprendizado. Ou seja, através dela você pode aprender uma língua sozinho. Desta forma você pode gerenciar o seu próprio tempo, estudando no ritmo e nos horários que sejam mais convenientes. Além disso você pode dosar o nível de dificuldade do seu aprendizado, utilizando materiais gradualmente mais desafiadores.

Acreditamos que é possível aprender uma língua utilizando praticamente somente esta técnica. Mas isto não quer dizer que você não possa utilizá-la de forma complementar às suas demais atividades de estudo da língua. Se você já faz aulas, curso online, ou classes de conversação, esta técnica vai potencializar o seu aprendizado e aumentar o seu rendimento. Em muitos casos, ela vai fazer a diferença para que você consiga evoluir de nível rumo à fluência no idioma.

Como encontrar bons materiais

A boa notícia é que hoje em dia existe uma abundância de bons materiais, muitos deles gratuitos, na Internet. Isto nos permite trabalhar com uma boa variedade de conteúdos. A variedade é importante, para que nos mantenhamos motivados. Não queremos nos cansar em função de uma mesmice. E também a variedade nos ajuda a exercitar a língua sob diferentes aspectos.

Procure na internet por blogs e podcasts que tenham conteúdo no formato áudio + texto na língua que você está aprendendo. Experimente um pouco com eles. Vale a pena pesquisar um pouco para encontrar os conteúdos que você ache mais interessante. Além disso, busque materiais que estejam no nível adequado para você. Ou seja, um pouco além apenas do seu nível atual, de forma a criarem um desafio produtivo. Dê preferência a materiais gravados por falantes nativos no idioma.

Os podcasts são uma fonte muito boa de conteúdo. Existem vários podcasts que são produzidos para apoiar quem está aprendendo em um idioma, e o conteúdo é disponibilizado em um nível simplificado, mais fácil de compreender. E ainda por cima são bastante práticos. Você pode assiná-los utilizando um aplicativo de podcast em seu telefone inteligente, e assim ter bastante flexibilidade para escutar o conteúdo quando tiver disponibilidade. Muitos destes podcasts são completamente gratuitos. Mas, em alguns casos, somente o conteúdo de áudio é disponibilizado gratuitamente, e para você ter acesso às transcrições de texto terá que pagar por uma assinatura ou por uma taxa única de acesso.

Existem também opções de materiais pagos de auto-aprendizado, que são produzidos no formato áudio+texto, com uma ótima qualidade. Também são uma boa opção se você estiver disposto a desembolsar o montante necessário. Por exemplo, as séries de cursos dos métodos Assimil ou Teach Yourself.

Agora, vale a pena pagar por este tipo de conteúdo? O que você pode fazer a analisar as diferentes ofertas de materiais que você tem a sua disposição antes de decidir investir em um material pago. Se você tiver bons materiais gratuitos e estiver contente com sua evolução utilizando-os, isto pode ser suficiente. Agora, se você tem condições de gastar um pouco, eu diria que vale a pena sim investir um pouco. Desta forma garantimos nosso acesso a materiais de uma ótima qualidade e garantimos uma variedade de conteúdos para trabalharmos. Além disso, geralmente os valores envolvidos não são tão altos assim, se compararmos com os valores que são geralmente cobrados por uma escola de idiomas ou um professor particular.

 

 

Como aplicar a técnica

Uma vez que você disponha de alguns bons materiais, é agora de aplicar a técnica na prática. Ela permite algumas variações, que podem ser utilizadas de acordo com o nível de dificuldade do conteúdo, e das habilidades que você está buscando exercitar. Com um pouco de prática você vai pegando o jeito em relação a melhor forma de utilizá-la. No começo, quando o seu domínio da língua é um pouco mais baixo, você deve buscar fazer mais repetições. À medida que o seu domínio vai aumentando, você vai precisar repetir menos, e vai ficar sedento por consumir mais e mais conteúdos interessantes para você.

Ler e escutar

Comece lendo a transcrição. Tente compreender o que está escrito. Se houverem palavras que você não conhece, busque-as em um dicionário (que pode ser online). Leia com cuidado até você entender tudo o que está escrito. Depois disto, tente escutar uma vez o áudio, sem ajuda do texto. Observe o quanto você consegue compreender. Depois escute com a ajuda do texto. Repita isto várias vezes, se for necessário, ate você conseguir compreender o áudio junto com o texto. Então tente novamente escutar sem o áudio. Repita desde o começo se necessário, até você conseguir compreender todo o áudio sem a ajuda do texto.

Leia em voz alta

Se você quiser exercitar também a sua fala e pronúncia, você pode fazer a leitura em voz alta. Isto vai exercitar várias habilidades ao mesmo tempo. Procure escutar o áudio original prestando atenção em como as palavras são pronunciadas, depois leia o texto em voz alta tentando imitar. Você pode também gravar a sua própria voz recitando o texto, e depois comparar com o áudio original. Desta forma, você vai aprimorando a sua pronúncia. O simples ato de ler em voz alta exercita os grupos de músculos necessários para pronunciar na língua estrangeira. Estes movimentos são geralmente diferentes dos que utilizamos para pronunciar em nossa língua materna, por isso é necessário exercitá-los.

Utilize um conjunto de materiais

Procure utilizar um conjunto de materiais. No começo você precisará de um número maior de repetições. Então, para não ficar cansativo, tenha um conjunto de áudios e textos, foque neles e trabalhe regularmente. Por exemplo, você pode começar com uma coleção com 10 áudios e suas correspondentes transcrições. Trabalhe em cada um destes materiais, até compreendê-los. Faça repetições alternando entre eles, até que você compreenda todos eles bem. Então parta para um novo conjunto de conteúdos.

Hábitos diários

Esta técnica funciona melhor quando associada à hábitos diários. Ou seja, todos os dias procure ter pelo menos um pouco de exposição à língua. O ideal é que você trabalhe nos seus materiais pelo menos 15 minutos por dia, às vezes mais. Uma forma prática de aumentar o tempo que você passa exposto a língua é utilizando a tecnologia moderna, como vamos ver a seguir.

Use a tecnologia moderna a seu favor

A tecnologia moderna hoje em dia traz inúmeras facilidades que ajudam a potencializar a aplicação da técnica que apresentamos neste artigo. Em primeiro lugar, temos acesso a uma grande gama de materiais e conteúdos disponibilizados na internet, e acessíveis a partir de uma simples busca. A outra grande facilidade é a utilização de dispositivos móveis. Através deles, você pode levar o conteúdo com você onde você estiver. Salve os materiais com os quais você estiver trabalhando em seu telefone inteligente, ou baixe-os com um aplicativo de podcast se for o caso. Aprenda a utilizar alguns momentos ao longo do seu dia para aumentar o seu tempo de exposição à língua, principalmente escutando os conteúdos. Por exemplo, você pode escutar os seus materiais quando estiver levando o cão para passear. Ou quando estiver no ônibus ou no carro a caminho do trabalho ou do estudo. Incorpore isto como um hábito dentro da sua rotina diária, e você aumentará drasticamente o seu tempo semanal exposto à língua que você está aprendendo. Os resultados serão perceptíveis rapidamente.

Conteúdo interessante

Por fim, busque conteúdos que sejam interessantes para você. Talvez no começo isto seja um pouco mais difícil, pois o seu vocabulário será ainda limitado. Mas a medida em que ser vocabulário e nível de compreensão forem melhorando, você poderá trabalhar com conteúdos que sejam mais do seu interesse, como esportes, gastronomia, viagens, notícias, ou mesmo política e economia. Conforme o seu nível melhorar, a tendência é você precisar de menos repetições, e você vai criar uma curiosidade cada vez maior por explorar novos conteúdos.

Conclusão

Neste artigo apresentamos uma técnica simples, baseada em materiais no formato áudio + texto. Ao despertar o método natural, vai potencializar o seu aprendizado de línguas e turbinar o seu caminho em direção à fluência.

Veja também:

  1. Quanto tempo vou levar para aprender um novo idioma?
  2. Motivação: o fator essencial para o sucesso no aprendizado de uma língua.
  3. Recursos recomendados

 

 

 

 

Gostou deste post? Então compartilhe!

Comments are closed.

Assine nossa lista VIP
SIM, VOCÊ PODE ATINGIR A FLUÊNCIA NO IDIOMA!

ASSINE JÁ!
Sua informação não vai ser compartilhada
close-link

Assine nossa lista VIP

Não perca nossas dicas exclusivas para atingir fluência!
ASSINE
close-link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial