Motivação: o fator essencial para o sucesso no aprendizado de uma língua

By | Motivação

Acredite em você mesmo

Se este blog tivesse somente um post, seria este. O fator mais importante para que VOCÊ aprenda uma língua com sucesso é que esteja motivado, e mantenha esta motivação ao longo do processo de aprendizagem.

A motivação é um aspecto bem pessoal. Então, ela é SUA. Vamos listar várias possíveis razões para se aprender uma língua em seguida. Mas você precisa procurar entender os seus próprios motivos. Você deve também ao longo do processo de aprendizado, que será longo, constantemente refletir e relembrar estes motivos.

Devemos também buscar desenvolver esta motivação. A medida em que aprendemos uma língua, também geralmente acabamos conhecendo mais sobre os países e as pessoas que a falam. Aos poucos entenderemos melhor a sua cultura, a sua história, suas expressões e trejeitos, e assim vamos nos identificando mais com a língua e seus falantes, o que contribui para nos motivarmos.

A seguir vamos listar os principais fatores que você deve prestar atenção para se manter motivado no aprendizado de um idioma estrangeiro.

  • Auto-confiança: Você precisa acreditar que vai conseguir aprender a língua. A verdade é que criamos este blog para ajudar as pessoas a terem mais auto-confiança, pois acreditamos que todos têm a capacidade de aprender idiomas. Acredite em você mesmo. Aceite os seus erros, pois eles fazem parte do processo de aprendizado. Entenda que aprender uma língua estrangeira leva tempo. Tenha paciência e determinação, que você vai chegar lá. Dizem que quem já aprendeu uma língua estrangeira terá mais facilidade para aprender uma nova língua. Na nossa visão o principal fator que favorece isto é simplesmente a auto-confiança!
  • Pressa e ansiedade são inimigas: Geralmente quando aprendemos uma língua como adulto, temos pressa! É inevitável, pois queremos poder utilizar a língua de uma forma útil para nós. Em muitos casos é um fator de diferenciação no mercado de trabalho ou é necessário para os estudos. Além disso, temos expectativas bem altas, ainda mais quando comparamos com o nosso domínio da língua materna. E isto gera ansiedade! É importante prestarmos atenção a isto. Temos que compreender que não adianta, o aprendizado de uma língua estrangeira é um esforço de médio e longo prazo. Precisamos ter paciência e buscar o nosso aprendizado de forma descontraída.
  • Aceitar os erros: Outro fator que gera ansiedade é o medo de errar. Precisamos compreender que cometer erros faz parte do aprendizado. O melhor é não se preocupar com eles, e se divertir no processo!
  • Ter metas realistas: Precisamos entender quais os nossos objetivos no aprendizado. Queremos atingir um nível alto de proficiência na língua? Ou ter uma conversação em nível básico ao viajar para um outro país já é suficiente? Uma vez entendido isto, devemos definir pequenos objetivos, de prazo mais curto, e que nos dêem a satisfação do atingimento. Ao mesmo tempo sempre entendendo que o processo é longo, relaxando e curtindo o caminho, sem se preocupar demasiado em quando vai chegar no destino.
  • Entender os seus próprios motivos: É importante você entender os seus próprios motivos e procurar constantemente lembrá-los.
  •  Lembrar que uma língua abre portas, em termos de acesso a conhecimento e informação, e traz maiores oportunidades profissionais, de estudo, ou mesmo de lazer.
  • Desenvolver um interesse pela cultura dos países e/ou povos que falam a língua. Uma língua é mais do que somente uma língua. Ela é uma porta de entrada para conhecer mais sobre a cultura, a história, a literatura, a gastronomia, e o jeito de ser das pessoas que a falam.
  • Conhecer pessoas. Aprender uma nova língua abre a possibilidade de novas amizades, com pessoas tanto do seu país como de outros países, e para muitos este é um dos principais fatores de motivação no aprendizado.
  • Viajar. A possibilidade de fazer uma viagem para um país onde a língua é falada pode ser um bom fator de motivação. Mesmo que não seja um plano imediato. Já pensou se você aprender a língua e daqui a alguns anos tiver a oportunidade de visitar um outro país onde esta língua é falada?

 

Posts relacionados:

  1. Quanto tempo vou levar para aprender um novo idioma?
  2. Os benefícios para o cérebro de aprender um novo idioma

 

 

Gostou deste post? Então compartilhe!

Comments are closed.

Assine nossa lista VIP
SIM, VOCÊ PODE ATINGIR A FLUÊNCIA NO IDIOMA!

ASSINE JÁ!
Sua informação não vai ser compartilhada
close-link

Assine nossa lista VIP

Não perca nossas dicas exclusivas para atingir fluência!
ASSINE
close-link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial