O porquê deste blog: você pode sim atingir fluência!

By | Motivação

No cenário atual de globalização e de rápidos avanços tecnológicos, se torna cada vez mais importante o domínio de um idioma estrangeiro. Dominar uma ou mais línguas pode abrir muitas portas. São inúmeras as oportunidades de acesso ao conhecimento e à informação, de estudo e de trabalho, de amizades e de intercâmbio cultural, entre outras, que este domínio pode trazer. O conhecimento da língua inglesa particularmente, em função do papel global que esta língua ocupa na atualidade, pode trazer muitos benefícios. E conhecer outras línguas além do inglês também pode trazer várias recompensas.

Por outro lado, há vários desafios no aprendizado de idiomas. Atingir um nível de fluência ainda é um objetivo que para muitos parece bastante difícil. Em muitos casos, o aprendizado é acompanhado de ansiedade e frustração por parte dos alunos. O resultado disso é que em geral, mesmo após anos de estudo, o nível de atingimento em termos de nível de proficiência é baixo.

Peguemos o caso do ensino de língua inglesa no Brasil, no qual vemos um paradoxo. O inglês está cada vez mais sendo incluído no currículo das escolas, tanto públicas quanto privadas. O mercado para ensino de inglês é enorme, e as grandes cidades (e muitas cidades pequenas e médias também) têm uma escola de inglês em cada esquina. No entanto, o país ainda ocupa um lugar muito baixo nos rankings internacionais de proficiência neste idioma. Ao mesmo tempo cresce a procura e a necessidade de aprendizado do espanhol bem como de outras línguas como o francês, o alemão, ou o chinês.

Este blog busca endereçar justamente esta lacuna, trazendo em seus posts um entendimento do processo de aprendizado de idiomas diferente do que geralmente é praticado nas escolas. Através deste entendimento, bem como das técnicas e recursos que serão apresentados, acreditamos que SIM é possível que VOCÊ, o estudante de idiomas, em qualquer idade, potencialize o seu aprendizado e atinja um nível alto de fluência e de proficiência.

Embora várias das técnicas apresentadas neste blog sejam de auto-aprendizado, a abordagem também pode ser usada para complementar e melhorar o rendimento dos estudantes de línguas nas escolas bem como dos que fazem aulas particulares e utilizam cursos online. Mesmo que o público-alvo do livro seja o estudante, também pode ajudar o professor de línguas a aprimorar os seus métodos e a guiar os seus alunos a terem um aprendizado mais efetivo.

É importante também salientar que não há fórmula mágica para aprender um idioma. Os resultados são frutos de esforço, persistência e investimento de tempo. O que ensinamos neste blog é como você pode potencializar o seu aprendizado, utilizando melhor o seu tempo, utilizando técnicas mais efetivas, definindo metas realistas e mantendo a sua motivação em um nível alto no processo.

Neste blog nós vamos ajudar você a entender o seu papel, que precisa estar no centro do processo. Você precisa estar guiando o seu próprio aprendizado, e se utilizando dos diferentes recursos e materiais disponíveis. Você precisa saber por quê você quer aprender uma língua, e como se manter motivado no caminho. Você vai aprender várias técnicas e recursos, e como montar a sua própria estratégia para potencializar o seu aprendizado. Além disso, vamos ver como você pode utilizar a tecnologia moderna de forma efetiva, tendo acesso a uma enorme gama de recursos e de materiais, e utilizando melhor o seu tempo.

Finalmente, quando nos referimos aqui a VOCÊ, o estudante de línguas, fazemos isto de forma ampla. Este livro é voltado a toda pessoa que busca aprender ou aperfeiçoar o seu domínio de uma língua estrangeira em qualquer idade. Vamos abordar algumas questões relacionadas à idade (ex. aprendendo quando criança vs. adulto). Mas, para adiantar, o importante é que todos temos uma capacidade de aprendizado muito maior do que imaginamos, e que a maior parte dos obstáculos enfrentados pelos adultos no aprendizado de línguas devem-se a fatores como motivação, expectativas, e oportunidades, e não a fatores cognitivos.

 

Posts relacionados:

  1. Motivação: o fator essencial para o sucesso no aprendizado de uma língua.
  2. Quanto tempo vou levar para aprender um novo idioma?
Gostou deste post? Então compartilhe!

Comments are closed.

Assine nossa lista VIP
SIM, VOCÊ PODE ATINGIR A FLUÊNCIA NO IDIOMA!

ASSINE JÁ!
Sua informação não vai ser compartilhada
close-link

Assine nossa lista VIP

Não perca nossas dicas exclusivas para atingir fluência!
ASSINE
close-link
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial